Artrose no joelho: como lidar com esta doença articular comum

unsplash-image-2EIgQK1Je3E.jpg

A artrose do joelho é a doença articular mais comum e, entre as articulações que podem ser afetadas, os quadris, a coluna, as mãos e os joelhos são os mais comuns.

Mas o que é artrose e o que a causa?

A artrose é uma doença que ocorre na cartilagem articular, ou seja, na cobertura da articulação que une as extremidades de dois ossos. Normalmente, essa lesão se deve à deterioração, causa dor e rigidez e é diferente da artrite, uma condição com a qual a artrose costuma ser confundida, pois a artrose causa dor mecânica que alivia com o repouso.

Quanto ao que causa a artrose, não existe uma causa única, não é hereditária como normalmente se pensa, embora haja uma predisposição para sofrê-la em quem tem história familiar de doenças reumáticas. No entanto, existe um certo número de fatores que contribuem para o aparecimento desta doença com maior frequência, e são justamente estes os fatores de risco que podem ajudar a prevenir o seu aparecimento ou atenuar os sintomas.

Mais uma vez, e como veremos em muitas ocasiões, o estilo de vida é fundamental: o excesso de peso, a vida sedentária e a reiteração de más posturas por hábito ou por causa do tipo de trabalho têm grande influência, embora neste caso, a idade desempenha um papel fundamental. Portanto, manter o peso adequado, uma alimentação balanceada (a dieta mediterrânea, rica em vegetais e proteínas saudáveis, e ômega 3, é uma ótima opção), e os exercícios físicos (leves, já que a atividade esportiva extrema pode agravar a doença) são recomendações gerais.  No entanto, é necessário que o médico conheça a situação de cada paciente e o tipo de artrose que sofre.

Este post é sobre a artrose do joelho, a articulação que une os principais ossos da perna. Quando a cartilagem que reveste a articulação se deteriora, ocorre a artrose e aparecem os seus sintomas típicos: dor, rigidez, deformidade da área ... O local, neste caso, torna-o especialmente incômodo e incapacitante. Não devemos esquecer que nossas pernas nos firmam e nos movem de um lugar para outro e ficar de pé ou mover-se com dor e rigidez todos os dias é muito difícil para quem sofre desta doença.

Não há cura para a artrose, mas existem tratamentos que podem ser aplicados para aliviar a dor, retardar a evolução da doença, melhorar a mobilidade e, portanto, também a qualidade de vida do paciente.

Obviamente, existem muitos medicamentos que o paciente pode tomar, dependendo da gravidade da doença e dos critérios médicos. Mas também existem tratamentos físicos muito eficazes no alívio da dor, como a acupuntura, eletroacupuntura ou o bloqueio do joelho, que consiste na infiltração de um anestésico, corticóide, ácido hialurônico ou plasma na articulação.

Seja qual for a origem da enfermidade, na REGENERAR dispomos de tratamentos altamente eficazes para o alívio das dores , sempre sob a devida supervisão da equipe médica da clínica.

A REGENERAR - Centro de Medicina da Dor - possui vários tratamentos que podem ser utilizados neste caso. 

—————————————————————————————————————————————-

O CENTRO DE MEDICINA DA DOR REGENERAR encontra-se em um dos maiores complexos médicos do Estado do Rio Grande do Sul, o Medplex, no qual possui uma estrutura hospitalar similar às mais modernas e equipadas de todo o mundo: o Blanc Hospital.

Com médicos especializados em tratamento de diferentes tipos de dor, atende às necessidades dos pacientes gaúchos e visitantes em uma infraestrutura de atendimento de altíssima qualidade, no Medplex, em Porto Alegre.

Como responsáveis técnicos, 4 renomados médicos pioneiros em procedimentos avançados de tratamento da dor , além de oferecer técnicas minimamente invasivas e não invasivas para tratamento da dor.

Médicos do Centro de Medicina da Dor Regenerar

Dr. Ernani Abreu (Ortopedista/Traumatologista e Fisioterapeuta da Dor), Dr. Edilson Machado (Ortopedista/Traumatologista), Dra. Taís Amara (Neurocirurgiã) e Dr. Fabiano Pasqualoto (Neurocirurgião).

AGENDE SUA CONSULTA

Regenerar

CENTRO DE MEDICINA DA DOR

Agende sua consulta agora mesmo:

(51) 3533-3319

(51) 3533-3320

(51) 99191-6989

R. Gomes Jardim, 301 Sala 418 – Torre Sul B.
Santana, Porto Alegre – RS, 90620-130

Anterior
Anterior

Aprendendo a viver com a fibromialgia: dicas para melhorar a qualidade de vida

Próximo
Próximo

A Dor no ombro, causas e tratamentos