Hérnia de Disco
O que é Hérnia de Disco?
A hérnia de disco provém do desgaste dos discos intervertebrais, que comprimem as raízes nervosas que surgem da coluna, provocando dores intensas.
Esse problema ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido. É como se a espuma de uma almofada saísse por um defeito na costura da capa.
Nem todos os discos precisam de intervenção. Quando necessário, o tratamento inclui medicamentos, fisioterapia e, possivelmente, cirurgia.
Classificação:
Se a ruptura é completa, diz-se que a hérnia é extrusa, se é parcial, a hérnia é protrusa. Geralmente o fragmento de núcleo comprime uma raíz nervosa, provocando dor forte em uma das pernas. Essa é a dor ciática, o sintoma mais comum de hérnia de disco lombar.
A maioria das hérnias podem ser tratadas com medicação, repouso e fisioterapia. A cirurgia é indicada nos casos que não melhoram ou quando o sofrimento do nervo é muito grande. Existem várias técnicas cirúrgicas para o tratamento das hérnias de disco, a maioria delas minimamente invasivas, como as cirurgia por vídeo.
Tipos de Hérnia de Disco:
Hérnia de Disco Lombar
Hénia de Disco Cervical
Se a hérnia de disco está na coluna, por que a dor maior é na perna?
Na coluna, o disco fica exatamente na frente das raízes que formam os nervos das pernas ou braços. Quase sempre que o núcleo "escapa" do disco ele se dirige para trás, comprimindo a raiz nervosa mais próxima. Hérnias na região lombar afetam as raízes que vão inervar as pernas, por isso a dor é sentida nessa região.
Qual é a causa da hérnia de disco?
A hérnia é resultado de um desgaste do disco, que pode estar relacionado a vários fatores, como a estrutura genética do indivíduo, sua atividade física, peso, tipo de trabalho, etc. Não existe hérnia causada apenas por um fator isolado. Mesmo nos casos em que a hérnia se manifesta depois de um acidente ou de um esforço, costumam existir outros fatores que contribuíram para o problema.
Como a Hérnia de Disco se desenvolve?
A hernia de disco pode se desenvolver quando existem desalinhamentos nas vértebras da coluna que acabam sobrecarregando os discos. Com a pressão exercida nos discos intervertebrais parte dele perde sua integridade, ocorrendo uma protusão ou “bolha” chamada de Hérnia. O disco é como uma esponja, quando úmida é saudável e flexível. No entanto, se estiver desidratado como uma esponja seca, torna-se dura e rígida, rompendo-se facilmente. É assim que começam os problemas nos discos.
Qual o tratamento da hérnia de disco?
Na maioria dos casos o tratamento não é cirúrgico, consistindo de medicação para a dor e para a inflamação do nervo, seguida de fisioterapia e programas de exercícios.
A cirurgia é reservada para os casos em que o tratamento conservador não surte o efeito desejado, ou quando o nervo está muito lesionado e precisa ser descomprimido com mais urgência.
Como identificar se você possivelmente desenvolveu uma hérnia? Observando alguns destes sintomas, você pode ter desenvolvido uma hérnia de disco:
Sente dores nas costas há mais de três meses?
Sente dor durante o sono e que permanece ao acordar?
Sente dificuldade para ficar sentado corretamente?
Sente fraqueza nos braços ou nas pernas?
Sente formigamento, dor ou dormência nos braços e pernas?
Incapacidade de ficar de ponta de pé?
Redução do rendimento e desânimo?
Dificuldades para se locomover ou levantar algum objeto?
Dores de cabeça, na região da nuca, que se estendem para os ombros?
Dificuldades para segurar a urina?
Se você possui um ou mais destes sintomas, é recomendado fazer uma avaliação com um profissional médico.
O CENTRO DE MEDICINA DA DOR REGENERAR encontra-se em um dos maiores complexos médicos do Estado do Rio Grande do Sul, o MedPlex. Possui uma estrutura hospitalar similar às mais modernas e equipadas de todo o mundo, com o Blanc Hospital.
Agende sua consulta
Regenerar
CENTRO DE MEDICINA DA DOR
Agende sua consulta agora mesmo:
R. Gomes Jardim, 301 Sala 1013 – Torre Sul B.
Santana, Porto Alegre – RS,
CEP 90620-130
