Dor por Artrose
O que é Artrose?
Também conhecida como osteoartrite, artrite degenerativa ou doença articular degenerativa, trata-se de uma doença que prejudica as articulações, principalmente nas regiões da coluna, dos joelhos, dos quadris e das mãos.
A Artrose é responsável por causar uma média de 30% a 40% das visitas a consultórios e ambulatórios especializados em reumatologia.
É considerada a mais comum das doenças reumáticas, acometendo tanto homens quanto mulheres de diferentes faixas etárias, mas com mais ocorrências em pessoas em idade mais avançada.
Vários são os fatores que podem ocasionar o seu aparecimento e o tratamento é baseado com medidas que melhoram a qualidade de vida do paciente.
Quais os efeitos da Doença?
A artrose acomete as articulações, desgasta a cartilagem que reveste os ossos e ainda pode danificar os ligamentos, o líquido sinovial (lubrificante) e a membrana sinovial (que protege o osso na articulação). Com tudo isso, os movimentos dos membros do paciente são prejudicados.
Como impacta o funcionamento do nosso corpo?
A função da cartilagem é fazer com que as duas extremidades ósseas da articulação deslizem sem que entrem em atrito durante um movimento. A artrose é um desgaste que impede que a cartilagem cumpra sua função sem promover desconforto.
A artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Quanto mais prematuro for o diagnóstico da doença, melhor, pois com o tempo, ela tende a piorar .
O acompanhamento faz-se necessário através de profissionais médico especializados. Apesar de não ter cura, os tratamentos para a Artrose podem trazer um alívio considerável.
Qual a diferença entre Artrite x Artrose?
Embora ambas apresentem sintomas similares, a artrite corresponde à inflamação da articulação, enquanto a artrose é uma doença crônica.
O importante é perceber que a artrite, quando não tratada, pode evoluir para um quadro de artrose e implicar em complicações ao longo da vida do paciente, por isso, identificando alguns sintomas, sempre que possível consulte com um profissional médico.
São dois tipos de Artrose, a Artrose primária e Artrose Secundária, entenda a diferença:
Artrose primária: Nesse tipo, a principal causa é o uso excessivo de uma articulação, embora também possa surgir devido ao envelhecimento do indivíduo, como um processo natural por qual todas as pessoas passarão um dia. Pode ser encontrada frequentemente em vários membros da mesma família, sugerindo características hereditárias.
O uso repetitivo das articulações por um longo período certamente colabora para o desgaste e traz danos à cartilagem, o que gera dor nas articulações e inchaço. Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial. Isso acontece, muitas vezes com esportistas, atletas, músicos, e também, com pessoas que passam uma vida inteira com movimentos repetitivos, seja por trabalho ou por rotina de vida.
Em casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Esses danos à cartilagem também podem estimular calcificações em alguns pontos das articulações. Assim, são formados os osteófitos — popularmente conhecidos como “bicos de papagaio” —, acometendo a coluna.
Artrose secundária: É causada por doenças ou condições já preexistentes no paciente, como obesidade, cirurgia das estruturas articulares, gota, artrite reumatoide, diabetes, anomalias congênitas, distúrbios hormonais, trauma repetido, entre outros.
Conheça os mais comuns tipos de Artrose:
Artrose por Envelhecimento: desgaste devido ao envelhecimento natural das articulações com o passar do tempo, geralmente após os 50 anos;
Artrose por Desgaste de Rotina: trabalhos que possam sobrecarregar alguma articulação;
Artrose em Atletas: esportes que trabalham demasiadamente a mesma região ou que requerem movimentos frequentes de torção, como futebol, tênis, golf, CrossFit, entre outros;
Atrose por fraturas, quedas, pancadas ou torções que podem levar ao comprometimento da região;
Artrose por excesso de peso, provocando desgastes especialmente nas articulações das pernas ou da coluna;
Artrose por histórico familiar, já que a doença pode ter origens genéticas, afetando pessoas de todas as idades.
Conheça os principais fatores de risco para a artrose: Existem alguns fatores que aumentam a propensão do desenvolvimento da artrose, como:
Idade avançada: como já citado, o risco de artrose aumenta com a idade;
Obesidade: ao carregar mais peso, naturalmente se adiciona maior pressão sobre as articulações que suportam o corpo, como os joelhos;
Deformidades ósseas: algumas pessoas já nascem com articulações mal formadas ou com cartilagem defeituosa. Isso aumenta o risco da artrose;
Lesões nas articulações: alguns ferimentos causados em acidentes ou até mesmo na prática de esportes podem auxiliar no desenvolvimento da artrose;
Doenças: pessoas que apresentam condições como gota, diabetes, doença de Paget do osso ou hipotireoidismo também compõe o grupo de risco.
Reconhecendo alguns sintomas:
A dor é o principal sintoma de quem sofre com a artrose, começando apenas na movimentação da articulação afetada e melhorando com o repouso. Com o passar do tempo, ela progride, se torna mais intensa na região afetada e tende a piorar ao final do dia.
Sintomas comuns, também, são inchaço, rangidos durante a movimentação da área e limitação de alguns movimentos. Também pode ocorrer rigidez no movimento ao levantar-se pela manhã ou após um longo período sem movimentar aquela região.
A Dor por Artose por ser tratada, porém é necessário buscar atendimento médico especializado. Algumas pessoas podem ficar literalmente debilitadas, enquanto outras apresentarem menos dor e se sentirem melhor. Apesar da degeneração das articulações continuar ocorrendo é necessário o acompanhamento contínuo que deve ser observado em consultas e exames, como por exemplo, radiografias.
O CENTRO DE MEDICINA DA DOR REGENERAR encontra-se em um dos maiores complexos médicos do Estado do Rio Grande do Sul, o MedPlex. Possui uma estrutura hospitalar similar às mais modernas e equipadas de todo o mundo, com o Blanc Hospital.
Agende sua consulta
Regenerar
CENTRO DE MEDICINA DA DOR
Agende sua consulta agora mesmo:
R. Gomes Jardim, 301 Sala 1013 – Torre Sul B.
Santana, Porto Alegre – RS,
CEP 90620-130